terça-feira, 21 de abril de 2009

2010 se aproximando!


Na proxima quarta-feira, antes de embarcar para os EUA onde durante 4 (quatro) meses fara cursos de aperfeiçoamento do ingles e de reciclagem da profissao de advogado, o ex-governador cassado em fevereiro ultimo, Cassio Cunha Lima reune a bancada do PSDB para definir a atuaçao da oposiçao perante ao novo governo e os rumos da legenda para 2010.

Como um coronel que reune os capangas antes de sair de sua fazenda para ter a certeza de que estes assegurarao a ordem durante sua ausencia, Cunha Lima pretende deixar emcaminhada a posiçao do PSDB em torno de seu nome para candidato a senador em 2010.

Quanto ao governo do estado, o problema de nomes parece no momento insoluvel. As pretençoes de candidaturas à chefia do executivo estadual anunciadas por dois de seus grandes aliados, os senadores Efraim Morais do "Demo" e o tucano Cicero Lucena, protela a decisao do nome por mais algum tempo.

Como se nao bastasse a dificil escolha em torno dos dois senadores, Cassio que ainda detem enorme influencia na politica paraibana, ainda se ve assediado a assumir a liderança do PTB estadual, convite que ja fora feito outrora por seu aliado o deputado federal Armando Abilioe confirmado pelo presidente nacional, Roberto Jefferson. Armando nao esconde de ninguem a intençao de fazer uma chapa contendo Ricardo Coutinho candidato para gavernador e Cassio para Senador.

O episodio da cassacao do mandato de governador e de vice de Cassio Cunha Lima e de Jose Lacerda Neto, respectivamente, e a consecutiva ascençao do senador Jose Maranhao ao cargo de governador antecipou o debate politico para o pleito de 2010. Nesse contexto, é inegavel a candidatura de maranhao a releiçao e tradicionalmente esperado um nome do grupo politico liderado por Cassio.

Diante ao crescimento do nome do prefeito de Joao Pessoa para candidato à governador, os senadores Efraim Morais e Cicero Lucena, sentindo-se ameaçados pelos rumores de aproximaçao de Ricardo com Cassio, anteciparam-se e anunciar suas candidaturas. Tanto Efraim como Cicero, sao aliados de peso de Cassio ja faz um bom tempo, fato que pesa em favor dos dois e embora haja grande esforços por parte do PTB da paraiba, a menos de Carlos Dunga, em aproximar Cassio de Ricardo, esses dois nao tem nenhuma aparente afinidade que aponte uma aliança.

Obviamente em politica, e principalmente na paraiba, onde se tem um historico que nao me dexa mentir, tudo é possivel, e por que nao uma chapa "Cassio Senador e Ricardo Governdor"? Até o momento tudo é apenas especulaçao. A unica certeza que se tem é que a Paraiba espera uma mudança em 2010 que seja capaz de nos fazer superar os ultimo acontecimentos politicos e aponte novas perspectivas para o nosso estado. Para isso, é imprescindivel novo sangue e que nas proximas eleiçoes tenhamos opçoes que nao estejam ligadas a nenhum dos dois grupos que se alternam no poder nos ultimos anos e dividiram o estado em funçao de uma briga doméstica que causou a separaçao entre "maranhistas" e "cassistas". Nova Paraiba ja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário