sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ainda 2010... (Pesquisa)

ELEIÇÕES 2010 – Disputa acirrada. É o que revela pesquisa estadual do Instituto Opinião sobre a corrida eleitoral de 2010 para o governo da Paraíba. A consulta, publicada com exclusividade pelo PB Agora nesta terça-feira (12), revela que o governador José Maranhão, do PMDB, e o prefeito Ricardo Coutinho, do PSB, estão rigorosamente empatados, liderando a disputa pelo cargo nas eleições do próximo ano bem à frente dos demais pretensos candidatos.

Na espontânea, Maranhão aparece com 27,6% da preferência do eleitorado paraibano e Ricardo Coutinho com 26,7%, registrando menos de um 1% de diferença. A pesquisa, que tem margem de erro de 2,2%, foi elaborada entre os dias 24 e 29 de abril de 2009 e entrevistou 1.985 eleitores paraibanos em todas as regiões do Estado.

O resultado sugere segundo turno nas eleições majoritárias do próximo ano.

Em terceiro colocado, aparece o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, também do PMDB, com 6,9% da intenção de votos. Colado no prefeito campinense, o senador Cícero Lucena, presidente do PSDB paraibano, aparece com 6,7% dos votos obtidos pela consulta.

A quinta colocação na briga pelo governo do Estado, conforme pesquisa publicada com exclusividade pelo PB Agora, fica com o senador Efraim Morais, do DEM. O senador democrata recebeu, na pesquisa espontânea, cerca de 4,8 das citações dos entrevistados. Em último colocado, aparece o deputado Luiz Couto, presidente estadual do PT, com 1% da intenção de votos.

O Instituto Opinião computou como Indecisos as citações feitas a nomes de candidatos ao governo improváveis, como é o caso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem impedimentos na legislação para se candidatar ao governo novamente em 2010.

O número de indecisos é de 22,1% e brancos e nulos de 4,2%. Esta é a primeira pesquisa estadualsobre a disputa eleitoral de 2010 com prováveis candidatos.


Maranhão lidera entre os pobres e Ricardo é o favorito entre os mais ricos

Uma análise estratificada da pesquisa estadual revela que o governador José Maranhão (PMDB) é o favorito entre os eleitores paraibanos de menor renda. Entre aqueles que têm menos de um salário mínimo como renda, o governador possui 33% na pesquisa espontânea contra 18,8% do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que polariza a disputa ao governo com Maranhão.

O prefeito da Capital dá o troco entre os eleitores que recebem mais do que dez salários mínimos. Neste grupo, Ricardo aparece com 45% da intenção de votos contra minúsculos 17,3% de Maranhão.


Prefeito da Capital é o melhor entre os jovens e eleitores com ensino superior

Ricardo Coutinho é o preferido entre os jovens de 16 a 34 anos. No grupo de 25 a 34 anos de idade, o prefeito da Capital chega a atingir a preferência de 32% do eleitorado paraibano, conforme pesquisa do Instituto Opinião que ouviu 1.985 eleitores em todas as regiões do Estado.

Ricardo Coutinho também apresenta um bom resultado junto à categoria de eleitores que possuem Ensino Superior Completo. Nesta categoria, Ricardo bate Maranhão numa diferença de 29,6% acima de Maranhão.


Governador é o preferido dos idosos O governador José Maranhão (PMDB) leva vantagem entre os eleitores acima de 60 anos de idade, revela a pesquisa do Instituto Opinião. Nesta faixa etária, Maranhão, que está empatado com Ricardo na disputa pelo governo do Estado, obtém a preferência de 28,1% do eleitoral contra 22,5% do prefeito da Capital.


VEJA OS NÚMEROS DO INSTITUTO OPINIÃO

Se a eleição fosse hoje, em que o senhor votaria para governador do Estado da Paraíba?(espontânea e única)

José Maranhão – 27,6%

Ricardo Coutinho – 26,7%

Veneziano - 6,9%

Cícero Lucena – 6,7%

Efraim Morais – 4,8%

Luiz Couto – 1,0%

Branco/Nulo/Nenhum – 4,2%

Indeciso/Não sabe – 22,1%


SOBRE O INSTITUTO OPINIÃO

O Instituto Opinião – Pesquisas Sociais LTDA tem 14 anos de atuação no mercado de pesquisas de opinião pública. Atua tanto no setor privado quanto na área eleitoral, sendo referência para candidatos das diversas tendências políticas da Paraíba.

O Instituto Opinião é inscrito no Conselho Federal de Estatística e já possui a marca de mais de 2.000 trabalhos realizados. Entre os clientes da Opinião, empresas e instituições como os Diários Associados, Unimed, Sindicato dos Agentes Fiscais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Redpharma, prefeitura de Campina Grande, governo do Estado, entre outras.

O Instituto Opinião é coordenado pelos profissionais José Joaquim Lira Roberto Braga, estudante concluinte do curso de Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, e pelo professor José Roberto Braga, Consultor de campanhas eleitorais em nível local e estadual, consultor de Governos Municipais e Estaduais, Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Administração pela Universidade Rural de Pernambuco e professor aposentado na área de Administração, pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Mais informações sobre o Instituto Opinião podem ser conferidas no site www.opiniãopesquisassociais.com.br


fonte: PB Agora

33 comentários:

  1. Eu gostaria de saber se esse senhor que se acha governador ("coronel"), vai manter a mesmo posição de deixar os concursados de lado e ficar mesmo no nepotismo e apadriamento, por que na era Cássio Cunha Lima que e um governador de verdade e para mim sempre será o melhor político que a Paraíba já teve, e no tempo que ele estave no poder tivemos vários concursos e os concursados foram chamados, e agora esse tal de Jose Maranhão fica nesse chove não molha empurrando com a barriga e brincando com os sonhos dos concursados tentando arrancar votos com falsas promeças de convocação...
    Minha resposta estar ai Ricardo Coutinho nele...

    ResponderExcluir
  2. queria que essa ruma de homens que se dizem benfeitores do povo brasileiro deixasem de brincar com o dinheiro publico que o proprio povo paga e os politicos acham que esse dinheiro pertence a eles,aqui no brasil era pra ter pena de morte para politico corupto,é de lascar tantas crianças morrendo,velhos abandonados nas filas de hospitais, mulheres gravidas tendo menino em corredores de hospitais

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber aonde foi para os votos de cicero lucena e de efraim morais um ex presidiario e um espusso da cadeira de cargo do senado e apoiado por um governador cassado cassio cunha lima cassio vc mexeu com o homem politico errado vc roubou roberto paulino que era besta vc foi para cima do velhinho voce si foi

    ResponderExcluir
  4. Basta analisar os dados da pesquisa para perceber quem é o melhor governador para a Paraíba. Um é o preferido das pessoas que tem um pouco mais de visão, são um pouco mais esclarecidas, e o outro, nunca deu um aumento pra o funcionalismo em 8(OITO) anos à frente do Governo. O mesmo gov. que colocou o EXERCITO na rua pra disperçar os Policiais militares que se encotravam em greve na frente do Palácio do Governo tentando uma audiência com o excelentíssimo Governador. Tbm o mesmo governador que em situação semelhante, usou o CHOQUE contra os prefessores... Bem, eu já me decidi.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o preferido de algumas pessoas que são estão acostumadas com a prática do TOMA LÁ , DA CÁ, que infelizmente está impregnado na mentalidade de alguns, e é alimentado por certos políticos. A maior prova disto, são os empregos comissionados no estado da PB. Essa é a razão pela qual o atual gov. não faz concursos públicos e nem chama os já concursados; pq ele quer prender o eleitor pelo bolso. Nos dias de hj quem quer perder seu emprego??? Concursado tem estabilidade, tem voz, pode contestar...

    ResponderExcluir
  6. Que tal pagar o piso do professor, heim Governador?! "A lei é dura, mas é a lei", mas só quem ainda não sabe disso é o nosso Governador Biônico.

    ResponderExcluir
  7. Para o pobre, baixa-se o piso, e para o rico, aumenta-se o teto. Vergonhoso!!!

    ResponderExcluir
  8. todos sao ladroes rouba cassioesse ai sim sabe rouba o prefeito da capital vai no mesmo caminho!

    ResponderExcluir
  9. Mimha gente esse tal de jose maranhã não sabe govenar,vamos votar en guem sabe faser,
    Ricardo é o melhor pra paraiba, como ele feis em joão pessoa.
    Minha região não dá mais pra andar, pois o asfalto estar um terror, Entre matureia e princesa isabel,esse maranhão é um enganador estar tapando os buracos pra enganar o povo.
    mais a min ele não engana, e toda a região estar de olho nesse tal zé maranhão em enganador, ele é guem estar enganado.

    ResponderExcluir
  10. O GRUPO MARANISTA e muito percegidor de adversarios por isto estou com RICARCO,CASSIO E EFRAIM

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente como paraibano que vive fora do brasil sinto vergonha da classe politica do meu estado. Tambem me envergonho da mentalidade politica do povo paraibano, que quando discute politica sempre se refere aos candidatos pensando em seus interesses pessoais: aumento para funcionalismo, concurso publico, que fez mais por campina, que ridiculo. Um politico deve ser eleito por sua historia politica e por su conduta etica, porque ele, seus tolos, tera o controle dos nossos impostos. É uma vergonha ver ratos como José Maranhao, Cassio Cunha Lima, Efraim Morais, Cicero Lucena no cenario politico desse estado que nao se cansa e nem sente vergonha de estar atras como o pobre e feio de um pais que para o mundo tambem e pobre e feio. Se toquem! Ricardo por enquanto nao tem histotico de escandalo politico e roubalheira, por enquanto, asim que devemos dar-lhe mais um pouco de corda.

    ResponderExcluir
  13. É Ricardo na cabeça minha gente,MARANHAO só sabe perseguir seus adversarios e criticalos,de vez de mostrar propostas de governo pra paraiba so sabe criticar o adiversario,isso é um corrupto!
    FORA MARANHAO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Pega Descendo MARANHÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Pega descendo nada, somos mais quatro anos, ninguém é burro não pra tá falando de Cássio 6 anos e depois por causa de Ricardo esquecer tudo que ele governou mal e escândalos também, entendam é mais quatro anos quinZÉ, Ricardo agora é boi de Cássio e o pior de tudo parece que esqueceram tudo que Ricardo falou de Cássio sinto muito hipócritas são aqueles que fingem que não lembram.

    ResponderExcluir
  16. Ei Cássio num vale a pena confiar não o que ele fez com Cícero foi traição ele podia trair todos menos Cícero e eu digo logo em Traíra num voto e em moralista que não tem carisma com os eleitores (Ricardo, só torcia pro Ricardo quando Manoel Jr. era seu vice mas até isso ele copiou de Cássio na trairagem kkkkkkkkk os dois se merecem.

    ResponderExcluir
  17. Nao vale apena votar em Maranhão,pois ele não aprendeu fazer outra coisa há não ser perseguir o povo,não valoriza a educação nem tão pouco a justiça,então sai fora MARANHÃO não percebeu que seu tempo PASSOUUUUUUUUUUUUUUU FAZ É TEMPO E AGORA É RICARDOOOOOOOOOOOOOOOO (40)NELES RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR

    ResponderExcluir
  18. E DA-LI RICARDO PRA PARAIBA MELHORAR DE VEZ

    ResponderExcluir
  19. Gostaria que a comissão maranhense não achasse que os paraibanos são segos ao ponto de acreditar em uma pesquisa sem fundamento como essa que dizem existir,coloquem o preço junto a porcentagem por favor e acreditem que agora é Ricardo,isso por que o povo quer e quando o povo quer só Deus empata.

    ResponderExcluir
  20. ÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE,Zé a coisa tá feia por que agora é CASSÍO COISA LINDA E RICARDINHO (DEIXE A PARAIBA VOTA)

    ResponderExcluir
  21. so vai dar ze maranhao 2010 enois chama o ze

    ResponderExcluir
  22. moro em pernambuco e com muito orgulho.ESPERO que vocês tenham o mesmo patriotismo, o que josé maranhâo já fez pelo povo paraibano?

    ResponderExcluir
  23. campina grande é ricardo na cabeça vambora gente votar pra frente A Paraiba vota assim Ricardo Cassio e Efraim

    ResponderExcluir
  24. karla disse:
    Zé Maranhão não tem argumentos suficiente para defender a paraiba. Tanto que não esteve presente em debates.Ele só engana os bobos que não são politizados. Nós vamos para o segundo turno e só vai dar Ricardo!!!!

    ResponderExcluir
  25. Do jornal O Norte da Paraíba

    Um áudio publicado no Blog do jornalista Luiz Tôrres revela uma conversa da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães, e dois homens supostamente donos ou representantes de um instituto de pesquisa. A secretária estaria encomendando uma pesquisa que beneficiasse o governador José Maranhão (PMDB).

    O mais grave é que o pagamento seria feito pela Secretaria de Comunicação, ou seja, com o dinheiro público.

    Na conversa, gravada provavelmente em ambiente comum à secretária, os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa. Lena Guimarães faz cobranças e diz coisas como “todo mundo paga né, mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta”.

    Entre outras coisas, a secretária também diz “…é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”.

    O diálogo em áudio de pouco mais de seis minutos que o blog teve acesso não diz claramente qual instituto e de que pesquisas Lena e os dois homens estão falando. O conteúdo, no entanto, é intrigante. No geral, dá a impressão que os homens estão tentando explicar que a pesquisa vazou com números errados.

    “A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, eu não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo”, diz um dos homens ao final da conversa.

    O teor do diálogo é tão significativo que um dos homens chega a falar na necessidade de manter a credibilidade do instituto que representam. “…checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretário, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão.

    Este ano, já foram divulgadas pesquisas eleitorais. Duas delas pelo Sistema Correio da Paraíba: uma pelo Instituto Consult, de propriedade de Paulo de Tarso, e outra pelo Vox Populi. Ambas dão vantagem ao governador José Maranhão.

    ResponderExcluir
  26. Os candidatos a governador são estes:
    Zé Maranhão(PMDB)
    Ricardo Coutinho(PSB)
    Marcelinho(PSTU)
    Lourdes Sarmento(PCO)
    Francisco Oliveira(PCB)

    ResponderExcluir
  27. maria fala que maranhão so que os cargo comissinado para se eleger depois fai colocar para fora estas quarentas mil pessoas que ele colocou nos colegios estaduais e no trauma esta emjarcado e nos colegios tem um colegio onde eu moro e um comitÊ do zé maranhâo atè a farda mudou é vermelha.

    ResponderExcluir
  28. maranhão diz que vai chamar os concusados e nâo cumpre com a promessa. pois tem pra mais de 1.000,00 que passaram nas provas e nao foram chamados meu genro passou. e já vai fazer 2ano. já esta na justiça. será que o minitério publico nao esta vendo isto que esta a contecendo. ou esta apoando tudo isso. zé maranhão fora.

    ResponderExcluir
  29. ZE MARANHAO DEVE CONTINUAR NO GOVERNO DA PARAIBA PORQUE PESSOAS HUMILDE DEVE VOTA NELE NAO IR NA OSADIA DOS OUTROS QUE COMPRAM VOTO PRA PODER SE ELEGER. VOTE CONCIENTE. MARANHAO GOVERNO E DILMA PRESIDENTE

    ResponderExcluir
  30. A DIGNIDADE E A CINCERIDADE DOS ELEITORES NAO SE COMPRA SE VOTAMOS É PARA UM BRASIL MELHOR OLHE PARA TRAZ E VEJA OS BENEFICIOS QUE CONSEGUI COM O GOVERNO ZE MARANHAO AS CASAS MINHA CASA MINHA VIDA NA VILA OPERARIA TIBIRI MARANHAO ATRAVES DE CEHAP COMPROU A VILA PRA OS MORADORES TER DIREITO DE COMPRAR BENEFICIOU MUITA GENTE EM SEGUIDA NO GOVERNO DE CASSIO COM O PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA QUITOU NAO SO AS CASAS DA VILA OPERARIO COMO OUTRAS CASAS COMO TIBIRI II ETC. ENTAO VOTEM CONCIENTE MARANHAO GOVERNO E DILMA PRESIDENTE

    ResponderExcluir
  31. ricardo coutinho é um filho da puta, que dá o cu todos os dias para mim, e o melhor para a paraíba é ZÉ! É 15!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. ze marenhão é um corno e anafabeto não sabe governa nada eleitoes inteligente vota en ricardopara governado e para presidente serra

    ResponderExcluir
  33. ricardo so tem comversar nos temos q colocar er ze no governo

    ResponderExcluir